sábado, 16 de maio de 2009

Siam Shade






País: Japão

Período: 1991 - 2002

Gênero(s) J-Rock/Hard Rock

Gravadora(s) Sony Music Entertainment Japan

Integrantes
Hideki (Vocal)
Daita (Guitarra Solo)
Kazuma (Guitarra Base)
Natin (Baixo)
Junji (Bateria)

A Banda foi formada em 1991 por Natin e Hideki, dois amigos de escola com afinidade musical. Em 1992 conheceram o guitarrista Kazuma, a quem convidaram para se juntar a banda. Ataru, um baterista da cidade, completou a formação do grupo, que começou a se apresentar em pequenos clubes. Pouco tempo depois, Hideki convocou seu amigo de formatura Daita para assumir as guitarras solos. A qualidade da banda começou a chamar a atenção de muitas pessoas, uma delas o vocalista do Luna Sea, Ryuichi Kawamura. Impressionado pelo trabalho da banda ao vivo e na demo tape, Ryuichi convocou o quinteto para fazer uma turnê junto ao Luna Sea, que já era Major naquele tempo. No final de 1993, as duas bandas embarcaram juntos numa turnê de 3 meses.



Em 1994 a banda sofreu uma baixa, o baterista Ataru deixou a banda, sendo substituído por Junji; e assim o Siam Shade mateve essa formação até o fim da banda. No final daquele ano, o Siam Shade relançou sua demo tape para uma audiência maior, deixando de ser independente um ano depois ao assinar um contrato com a Sony Music Entertainment Japan. Lançaram seu segundo álbum (e primeiro como Major) Siam Shade II, que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, alcançando grande sucesso com os dois singles: "Rain" e "Time's". O quinteto havia adquirido um lugar sólido no cenário musical japonês. Muito da fama da banda se devia, além da qualidade das composições, ao virtuosismo e técnica apurada dos guitarristas (especialmente Daita, que se tornou uma espécie de Guitar Hero), ao carisma do vocalista e às letras que eram mais naturais, verídicas e diretas do que as de outras bandas da época. Além disso, o som da banda recebia muita influência de bandas consagradas de Hard Rock, como Guns N' Roses, Mötley Crüe, Skid Row, Kiss, Aerosmith e outras bandas como Dream Theater; que segundo os próprios integrantes eram sua maior inspiração.

O Sucesso

Em 1996 lançaram seu terceiro álbum, Siam Shade III, que trazia uma sonoridade diferente, bem mais trabalhada e melhor produzida. As influências agora eram mais visíveis. Ali, o Siam Shade começava sua ascensão ao topo. Seu visual também mudara, deixaram de lado o Visual Kei, concentrando-se apenas na música. A banda já tinha uma base fiel de fãs, quando lançaram o single "1/3 no Junjou na Kanjou" e então estouraram em todo Japão, e consequentemente ganharam mais conhecimento fora do país, pois este fizera parte do encerramento do animê de grande sucesso "Rurouni Kenshin". A banda então se tornou gigante no Japão, prova disso foi o sucesso estrondoso do álbum Siam Shade IV - Zero, o qual continha este single e outras obras-primas como "Dear...", "Passion" e "No! Marionette". Os ingressos dos shows se esgotavam rapidamente, lançaram DVDs e VHS e fizeram inúmeras aparições na televisão.

Em 1998 lançam o álbum Siam Shade V, contendo grandes músicas como os singles "Dreams", "Glacial Love" e "Never End". Este CD seguia a mesma fórmula de seu antecessor e mostrava que o Siam Shade era uma banda que não sabia fazer música ruim. Destaque para os trabalhos de guitarra que ficavam cada vez mais precisos e para a voz de Hideki, que agora alcançava vôos mais altos.

No ano de 2000, lançam seu último álbum de inéditas, Siam Shade VI. Com um repertório mais Hard, trazia músicas mais agressidas e com Groove, mas ainda se mantendo fiel ao seu som. Os singles "Kumori Nochi Hare", "Black", "1999" e "Setsunasa Yori mo Tooku he" foram bem recebidos pelos fãs e crítica, e o álbum foi bem sucedido em vendas. Ainda em 2000, lançam o álbum Siam Shade VII, com versões em inglês de algums de suas músicas.



Em dezembro 2001, a banda realizou seu maior show, o Legend of Sanctuary, no Nippon Budokan, que segundo os próprios era sua maior meta desde a formação da banda. E tempos depois anunciaram que, após sua turnê daquele ano, iriam encerrar suas atividades, para tristeza dos fãs. Seu último concerto ocorreu também no Nippon Budokan.

No ano de 2002 lançaram duas compilações, Siam Shade VIII B-Side Collection, com músicas que não entraram em nenhum cd e Siam Shade IX A-Side Collection, com todos os singles e as inéditas "Life", "Love", "Adrenalin" "Over the Rainbow" e "Get Out".

Mesmo depois de separados, lançaram outras coletâneas para os fãs da banda. E cada um seguia seus projetos solo.

Em Julho de 2007, a banda anunciou um reencontro num show em homenagem ao seu produtor que viera a falecer em Abril do mesmo ano. O show foi realizado em Novembro de 2007, criando expectativa nos fãs por uma volta definitiva.

Integrantes

Hideki: vocalista de voz potente, mostrando nítidas influências de outros grandes vocalistas de Hard Rock, como Sebastian Bach (aliás, os trimbres dos dois são bem parecidos), Axl Rose e Vince Neil. Transita dos vocais limpos aos agressivos e ríspidos. Destaque para seus agudos.

Daita: Considerado por muitos como um dos melhores guitarristas da história do Japão, ao lado de Hide (X Japan). Sua técnica é apurada e bem estilosa. Considerado um guitarrista virtuoso, Daita tem grandes influências progressivas em alguns de seus solos, especialmente nas músicas instrumentais do Siam Shade.

Kazuma: É a base emocional do Siam Shade. Junto com Daita, criava riffs caprichados e melódicos. Também dividia os vocais com Hideki, cuja voz é bastante semelhante. Muito do charme da banda devia-se a esse dueto de vozes. Para muitos, foi o integrante mais carismático.

Natin: Baixista preciso e audacioso. Mostrava-se talentoso, especialmente nas baladas. Junto com Junji, deixava a "cozinha" da banda redonda e funcional.

Junji: Baterista carismático de bastante técnica, responsável por excelentes cadenciadas de ritmo características da banda.
Discografia



- Siam Shade
- Siam Shade II
- Siam Shade III
- Siam Shade IV - Zero
- Siam Shade V
- Siam Shade VI
- Siam Shade VII
- Siam Shade VIII B-Side Collection
- Siam Shade IX A-Side Collection
- Siam Shade X - The Perfect Collection


Bye Fee