Ali Project é uma banda japonesa com um estilo que passa uma imagem do Japonês-Aristocrático. Composta por Arika Takarano (宝野アリカ) (vocal e letras) e Mikiya Katakura (片倉三起也) (música e arranjos).
No começo da carreira, suas músicas eram mais leves, bonitas e alegres. No entanto, o som vem mudando nos últimos tempos, assumindo um tom sombrio e mais misterioso. Akira Takarano (cantora e letrista) é exemplo dessa transformação de Alice Branca (白アリ, Shiro Ari) para Alice Negra (黒アリ, Kuro Ari). Embora tenha havido uma mudança geral para a execução das músicas na sua fase "Alice Negra", ela ainda continua a cantar suas músicas de sua fase "Alice Branca".
Sua estréia foi em 1988, e ainda se denominavam Ari (Ant) Project, com o seu álbum Gensou Teien (幻想庭園, Fantastico Jardim), e foi concluído mais tarde no livro de Tatsumi Takayuki, chamado Filosofia do Rock Progressivo (プログレッシヴ・ロックの哲学, Philosophy of Progressive Rock), o que levou a banda a ser classificada como Rock Progressivo.
Quatro anos mais tarde, em 1992, elas mudaram o seu nome e fizeram sua grande estréia com o single Koi-seyo otome (恋せよ乙女) A maioria de seus albuns e singles foram gravados pela Toshiba-EMI, Victor Entertainment e Tokuma Japan. A banda também é notávelmente conhecida por ter suas músicas em aberturas e encerramentos de animês, como Noir, Code Geass e Rozen Maiden.
Para saber mais acesse: http://aliproject.tv/
Primeiro ED de Code Geass.